Uma casa confortável para uma família grande e divertida viver e colecionar bons momentos. Essa foi a premissa do projeto desafiador em Joinville. Sem limites para a criatividade, a proposta é pautada no conforto e na elegância e inspirada no estilo norte-americano de moradias, explorando a localidade e apostando em áreas de vegetação para agregar à composição generosa de 1,2 mil metros quadrados.
A imponência já toma conta logo na entrada, onde o hall chama atenção pelo ar de grandiosidade. Composto por painéis laqueados de marcenaria com molduras, o espaço permite acesso a todos os ambientes. A amplitude é expressa por três elementos: o piso de mármore com o brasão desenhado especialmente para a família, o lustre pendente de quase dois metros de diâmetro e a escada helicoidal com serralheria também desenhada especialmente para a residência.
Os próximos capítulos da vida da família formada por um jovem casal de 35 anos, o filho mais velho e as duas gêmeas mais novas terão um pano de fundo inspirador, imponente e autêntico, que poderia facilmente ser cenário de um filme hollywoodiano contemporâneo. No melhor estilo americano, o projeto faz jus à missão de superar expectativas de quem percorre os ambientes marcantes do lar em Joinville. As arquitetas Natália Garofalo e Rafaela da Rocha, do Mútuo Studio, não pouparam sofisticação na casa pensada para a família fixar residência.
O trabalho resultou em uma composição clássica e atemporal, onde encantam os ambientes claros com contrastes nos detalhes, seja em alguma peça de mobiliário, seja nas texturas que passam longe da monotonia. Todas as molduras da marcenaria e a serralheria levam a assinatura do escritório, que projetou item a item minuciosamente.
Criando uma dicotomia com o conjunto da obra clássica com toques modernos, um pub intimista rouba a cena no subsolo com estética inspirada nos bares irlandeses, onde a paleta clara proposta como identidade é deixada de lado, dando lugar à rusticidade dos materiais eleitos — como o tijolinho irregular que reveste todas as paredes e arcos, e o pau-ferro no forro.
A aposta no pé-direito duplo atrai olhares e traz imponência à sala principal. Assim, cria-se uma espécie de amplitude no ambiente de estar, que chama atenção pelas aberturas alongadas, promovendo integração com a área externa, como se pudesse assistir à TV flutuando no lago. A paleta do espaço de jantar se estende ao living, em uma charmosa combinação de branco, cinza claro e detalhes sutis em dourado.
Na sala de jantar, o lustre é o protagonista do ambiente, como único elemento de contraste em meio aos tons brancos e cinzas claros. Para integrar à identidade visual da residência, os detalhes em dourado são vistos na serralheria das poltronas, puxadores da marcenaria e perfis no painel de espelho que foi estrategicamente posicionado para elegantemente refletir a paisagem do lago.
Concentrada no coração do lar, a cozinha atrai olhares por sua área ampla e paredes cobertas em marcenaria de frentes usinadas junto à cristaleira iluminada que permite a exposição da coleção de louças da família. Aqui, nem a coifa passa despercebida, pois também recebeu revestimento em marcenaria emoldurada para se integrar à identidade do ambiente.
O estilo clássico predomina no espaço reservado do casal. O branco como cor proeminente ganha força nas diferentes texturas e materiais aplicados no quarto, com pintura em marcenaria, carpete, cabeceira estofada e peças de mobiliário solto. Além disso, alguns detalhes pontuais em dourado coroam o estilo proposto à suíte principal da residência.
No banheiro da suíte máster, o encantamento fica por conta da grande abertura que enquadra o lago em frente, proporcionando um cenário com muita iluminação natural. O ônix também ganha destaque no espaço, assumindo o papel de material principal que reveste todas as superfícies e que se conecta à proposta clássica do ambiente. A moldura e os detalhes em dourado dão o acabamento na composição.
1 e 2. O clássico ainda tem lugar no mobiliário do pub, como o sofá Chesterfield e as luminárias esféricas e douradas do bar. “Um elemento que adoramos desenvolver foi a bancada em ônix retroilumiada e com fundo em caixa de vidro para armazenar as rolhas das garrafas consumidas ao longo do tempo”, revela o duo
3. A base clara da proposta permite que tons mais ousados sejam explorados nos detalhes, como na tela que evidencia o pé-direito duplo na sala de estar.