Ao romper as barreiras do tempo, uma casa antiga foi repaginada para que cenários modernos e espaçosos viessem à tona — representando a família jovial, cheia de movimento e energia.
Um dos incontestáveis prazeres que a modernidade concede ao universo da arquitetura e do design de interiores é a possibilidade de transformação. A pluralidade de estilos e a fusão de conceitos permitem, hoje, que os profissionais se afastem de tradições para usarem da liberdade e da inovação para expressarem a essência de quem usufrui dos espaços.
Ao trazer a premissa de que “nada se cria, tudo se transforma” para o projeto de 890 metros quadrados, o Mútuo Studio repaginou uma residência marcada por um conceito antigo e divergente da personalidade dos moradores: um casal e sua filha pequena. Realizada por quem entende, a mudança estética trouxe à tona espaços confortáveis para receber os familiares com elementos contemporâneos e joviais.
As arquitetas Natália Garofalo e Rafaela A. da Rocha também incorporaram uma paixão dos proprietários no projeto em Joinville: o esporte. Uma academia, sala de jogos e piscina com raia olímpica foram adicionadas ao layout onde a permeabilidade visual e integração de ambientes se mesclam a móveis assinados e detalhes excêntricos. Parte dos componentes arquitetônicos também ganharam novos ares, com a retirada da cobertura inclinada para a exposição das lajes e estruturas metálicas.
Além do trio de moradores, é frequente a visita de membros da grande família na residência. Por isso, a reforma foi pensada para que os ambientes sejam confortáveis e receptivos, afinal, “a casa está sempre cheia de gente e de movimento”, explicam as arquitetas.
A mais charmosa, sóbria e elegante combinação de cores foi explorad no living, criando uma atmosfera de modernidade: o black and white nasce, principalmente, no contraste entre os tons escuros do piso fosco e do painel da televisão com a claridade dos painéis ripados. A tela da Urban Arts e a poltrona Mole, assinada por Sérgio Rodrigues, foram incorporadas no ambiente e dão continuidade à pegada autêntica. “O living é o ambiente que mais prende o olhar de quem adentra a residência”, consideram as profissionais.
A escolha por diferentes formatos e texturas, como os painéis ripados, deixa a área social integrada mais dinâmica e despojada para os momentos em família. Móveis arredondados e sinuosos, como o sofá e a mesa de centro, se mesclam ao desenho linear da marcenaria. Sem abrir mão do aconchego e da excentricidade, o espaço conta também com o tapete persa Reloaded, criação da Diesel para a Moroso. O elemento, em verde oliva, demonstra como as profissionais destacaram pontos de cor assertivos à paleta neutra.
As receitas em família serão preparadas em um palco inspirador. Na cozinha, a cartela de cores claras convida à permanência, incentivada também pela iluminação natural e pelo layout integrado. A obra de arte colorida, o piso escuro e os detalhes no mobiliário clean contrastam com a neutralidade protagonista, mantendo a proposta equilibrada e elegante. O ambiente recebeu itens assinados por Philippe Starck para a Gorenje: a geladeira, o forno e o micro-ondas elevam a inovação da proposta.
Durante a reforma, que durou um pouco mais de um ano, as profissionais retiraram uma cobertura antiga para criar anexos e expandir a área íntima. Outra ideia assertiva foi a inserção de carpete na suíte máster, tornando o espaço mais aconchegante. O black and white segue na proposta, assim como a marcenaria com linhas retas e a abrangência de iluminação natural. O refúgio do casal também recebeu quadros modernos, texturas que enriquecem o conforto e uma grandiosa cama.
Praticidade e sofisticação andam lado a lado no closet do casal. All black, o ambiente foi pensado a partir de alterações no layout do andar superior da residência. Prateleiras, gavetas e muito espaço o tornam mais do que um local de armazenamento: é um cenário que incentiva a criatividade na hora das trocas de roupa. O banheiro segue a composição monocromática, com iluminação cenográfica e belas pedras.